Fundo de Emergência

O Fundo de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa permite não só a preparação da Instituição para responder às emergências, mas também a constituição de reserva sempre disponível para fazer face a despesas imprevistas e, assim, garantir uma actuação rápida e eficaz em qualquer tipo de emergência que ameace a vida, saúde e dignidade humana.

Entre outras iniciativas, poderá colaborar para:

  • A recruta e formação de recursos humanos;
  • A contínua constituição de kits de emergência, garantindo que um maior número de famílias é abrangido;
  • A actualização de viaturas;
  • O desenvolvimento de programas para a recuperação da dignidade e autonomia de pessoas afectadas, reconstrução de casas e escolas, prestação de cuidados de saúde e apoio psicológico;
  • A reunificação de famílias separadas;
  • A promoção de acções de formação e sensibilização para a prevenção/preparação para emergências.

O Fundo de Emergência não substituirá os Apelos de Emergência da Instituição. Para as grandes emergências, a Cruz Vermelha Portuguesa continuará a fazer apelos especiais que levarão, inevitavelmente, vários dias a organizar.

Por outro lado, o Fundo permitirá também dar resposta às crises humanitárias negligenciadas ou “esquecidas”, como são o caso, por exemplo, da imigração clandestina de África para a Europa e da fome no Malawi e no Níger. Estas situações, apesar de igualmente urgentes, recebem menos atenção dos Media e geram menor interesse público e, consequentemente, não captam tantos fundos como outras crises mais mediáticas.

Qualquer que seja o apelo, o dinheiro angariado na iniciativa será depositado neste Fundo de Emergência que deverá ser utilizado para qualquer situação de emergência de origem natural ou provocada pelo Homem, acidental ou intencionalmente, em Portugal ou no resto do mundo.

A Cruz Vermelha Portuguesa manterá total transparência sobre as suas acções de captação de fundos e sobre todas as operações financeiras relacionadas com o seu Fundo de Emergência.

Para sabe mais sobre o Fundo de Emergência e as formas de donativo, clique aqui.