Preparação para acidentes e desastres

De acordo com a Estratégia Internacional de Intervenção em Situações de Emergência da CV/CV e reportando aos fenómenos que têm vindo a ser identificados em diversos pontos do planeta, a CVP aposta na preparação e prevenção para uma resposta mais eficaz em caso de necessidade.

Entre outras medidas, são constituídos kits de abrigo, higiene e sobrevivência capazes de responder de imediato às necessidades de 1.000 famílias em qualquer ponto do país.

Paralelamente, a CVP aposta na formação dos seus voluntários em situações de excepção, capacitando-os com ferramentas que lhes permitam agir sempre e quando necessário.

Conheça os riscos e previna-se
Estar preparado para fazer face a uma situação de emergência pode ajudá-lo a controlar melhor a situação e a recuperar mais rapidamente, dado que em alturas de grande emergência o socorro pode demorar mais algum tempo a chegar até si. Apesar das consequências dos desastres serem semelhantes, conhecer os riscos específicos na sua comunidade ou região, pode ajudá-lo na preparação.

Faça um kit de emergência
Durante uma emergência, poderemos necessitar de bens essenciais. Clique aqui para consultar a lista do que deve ter em casa em caso de emergência.

Faça um plano
Crie um plano de emergência em casa, condomínio, empresa, escola e noutros locais e determine um ponto de encontro para si e para a sua família, colegas, alunos, etc. Faça exercícios desse mesmo plano.

Mantenha-se informado
Mantenha-se atento aos alertas que são transmitidos pelos Órgãos de Comunicação Social.