Séniores e dependentes
Serviços de apoio a Idosos
Servico_de_Apoio_Domiciliario academia_snior academia snior mvel
centro_de_dia_de_lisboa lares cuidados continuados
transporte_adaptado tn_aquemsedestina mdico em casa

O apoio a Idosos é uma área importante da actividade da Cruz Vermelha Portuguesa que se tem vindo a organizar de forma a responder às solicitações crescentes, decorrentes do envelhecimento da população. Tem-se privilegiado o desenvolvimento de intervenções que potenciem a permanência do Idoso no seu domicílio, mantendo-o autónomo e incluído na comunidade até ser possível.

 
Apoio Domiciliário

Serviço que dá apoio aos idosos e dependentes no seu próprio domicílio. Consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados a pessoas que, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não podem assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as actividades da vida diária.

Serviço prestado nas seguintes Delegações Locais: Arcos de Valdevez, Valença, Braga, Porto, Gaia, Felgueiras, Macieira de Rates, Cartaxo, Lisboa, Costa do Estoril, Amadora, Beja, Olhão, Tavira, Setúbal, Arco do Baúlhe, Cabeceiras de Basto, Madeira, Évora e Maia.

 
Academia Sénior

Enquadrada numa forma de viver a vida em todas a idades com qualidade, a Academia Sénior assenta num conceito inovador de ocupação, promovendo a participação cultural e cívica dos seus utentes, através do enriquecimento e socialização ocupacional. Tem uma área académica (em que os formandos de umas disciplinas são muitas vezes os professores de outros, potenciando o Voluntariado Sénior) e uma área cultural e social.

As Academias Séniores estão a ser desenvolvidas pelas seguintes Delegações Locais: Lisboa, Costa do Estoril (pioneira), Braga e Évora.

 
Academia Sénior Móvel

Na sequência do grande impacto da Academia Sénior da Costa Estoril, e em resposta à grande procura por parte de entidades do Concelho de Cascais para idosos com/sem mobilidade ou com mobilidade reduzida, foi proposta a organização de uma Academia Sénior Móvel. Esta conta com voluntários da Academia Sénior para a dinamização de actividades em diversos domínios.

A Academia Sénior Móvel está a ser desenvolvida pela Delegação da Costa do Estoril.

 
Clubes Sénior / Centros de Dia

Resposta social desenvolvida em equipamento, dirigida a pessoas que, continuando a habitar na sua casa, encontram no Centro de Dia um conjunto de serviços que, para além de passarem pela nutrição e alimentação, visam sobretudo a manutenção e a promoção da autonomia dos seus utentes, através da sua integração em actividades sócio-culturais e do acompanhamento das suas actividades quotidianas. São equipamentos protocolados com a Segurança Social.

Os Clubes Séniores e os Centros de Dia existem nas seguintes Delegações Locais: Lisboa (2), Beja (2), Madeira, Porto (2), Maia, Gaia e Costa do Estoril.

 
«InícioAnterior123SeguinteFinal»

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL