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Teleassistência – Tecnologias de Apoio à Distância

Resposta imediata em situações de emergência/urgência, segurança e solidão através do simples accionar de um botão pelo utente, que permite o contacto com o Contact Center da CVP, 24 horas por dia, 365 dias por ano, em todo o território nacional.

Destina-se a todas as pessoas que se encontram em situação de dependência (por velhice, doença, incapacidade ou isolamento), bem como as pessoas plenamente autónomas, mas que desejam sentir-se protegidas.

 

Teleassistência – Tecnologias de Apoio à Distância

 

Serviços disponíveis

A Cruz Vermelha Portuguesa tem apostado cada vez mais no recurso à tecnologia para um melhor apoio aos seus utentes. Com o conhecimento da situação clínica, pessoal e familiar de cada utente, e através de equipamentos de comprovada fiabilidade, a Teleassistência pode responder rápida e adequadamente a cada situação concreta através das seguintes modalidades de serviço:

Teleassistência Fixa, em casa

Teleassistência FixaO utente dispõe de um terminal telefónico fixo e de uma pulseira ou colar, com botão de alarme, que ao ser pressionado de qualquer parte de sua casa, estabelece contacto telefónico imediato com o Contact Center da CVP, que garante o apoio a situações de emergência/urgência, segurança e solidão, 24h por dia e 365 dias por ano.

Esta modalidade de serviço inclui a funcionalidade de agenda pessoal do utente (por exemplo, a programação de avisos para toma diária de medicação) e permite associar outros sensoresde controlo e apoio (preços sob consulta), nomeadamente, movimento, gás, fumo, inundação, presença e registo (para entidades) e queda, que permitem maior segurança, tranquilidade, comodidade e acompanhamento do utente.

Também poderá incluir Serviços de Saúde opcionais.

Clique aqui para ver o folheto.

Teleassistência Móvel, em todo o lado

Teleassistência MóvelEsta modalidade de serviço disponibiliza um equipamento semelhante a um telemóvel, com botão de emergência, que comunica o alarme através da rede GSM e possibilita a localização do utente por GPS/LBS, garantindo o apoio a situações de emergência/urgência, segurança e solidão, 24h por dia e 365 dias por ano.

Inclui ainda a funcionalidade de agenda pessoal do utente (por exemplo, a programação de avisos para toma diária de medicação) e a possibilidade de associar Serviços de Saúde opcionais.

Clique aqui para ver o folheto.

Telessegurança, apenas para situações de emergência/urgência

TelessegurançaEste serviço destina-se apenas a situações de emergência/urgência. Através de um equipamento semelhante a um telemóvel (o mesmo da Teleassistência Móvel), o utente comunica por voz com o Contact Center da CVP, de forma rápida e personalizada. Este equipamento tem um botão de emergência e permite a localização do utente por GPS/LBS, garantindo o apoio 24h por dia e 365 dias por ano.

Também poderá incluir Serviços de Saúde opcionais.

Clique aqui para ver o folheto.

Teleurgência, apenas para situações de emergência/urgência e sem equipamento

TeleurgênciaEste serviço de atendimento telefónico personalizado destina-se apenas a situações de emergência/urgência, com recurso ao telemóvel ou telefone fixo particular do utente. Funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano e disponibiliza ao utente um nº de telefone 808 XXX XXX da CVP, através do qual este pode comunicar imediatamente com o Contact Center da CVP.

Clique aqui para ver o folheto.

 

Veja Também

Benefícios no Hospital da Cruz Vermelha para utentes de
Teleassistência Fixa e Móvel e Telessegurança

  • Consultas de especialidade a 25€ (consulte lista das especialidades no destaque à esquerda).
  • Serviço de Atendimento Permanente a 30€; consulta de avaliação, para maiores de 16 anos (não inclui consulta de especialidade, nem eventuais meios auxiliares de diagnóstico que sejam necessários).
  • Preços especiais em intervenções cirúrgicas.
  • Descontos em meios auxiliares de diagnóstico e em internamento (para consultar a tabela de preços convencionados do Hospital Cruz Vermelha, clique aqui.

Serviços de Saúde (opcional por +5€) para utentes de Teleassistência Fixa e Móvel
e Telessegurança, extensíveis ao agregado familiar

Serviço disponível em Portugal* e que pode incluir até 6 pessoas (titular + agregado familiar), desde que residentes na morada do titular:

  • Aconselhamento médico telefónico e assistência médica de urgência ao domicílio, disponível 24h/365 dias. A assistência médica em casa pode ser prestada em morada diferente do domicílio do Titular, a pedido deste, mediante pagamento imediato de 50€.
  • Transporte de doentes em situações de emergência e/ou após alta hospitalar (devidamente comprovado por documento do Hospital), desde que por indicação do médico que vai ao domicílio.
  • Enfermagem ao domicílio: o pagamento deverá ser feito no domicílio, conforme o acto em causa, e de acordo com tabela de preços com desconto. Funciona por marcação telefónica.
  • Entrega de medicamentos em casa, na sequência de uma prescrição realizada numa consulta médica domiciliária e mediante pagamento de 5€ adicionais ao custo dos medicamentos (pagos no acto).

*Portugal Continental e ilhas da Madeira, Faial, Santa Maria, São Miguel, Terceira e Horta.

Protocolos e parcerias

O Serviço de Teleassistência permite também, mediante o estabelecimento de protocolos/parcerias, auxiliar entidades/instituições no apoio e acompanhamento dos seus utentes de respostas sociais, de forma directa ou indirecta, com precários mais vantajosos.

Clique aqui para conhecer as entidades que têm protocolos ou parcerias estabelecidas connosco.

Consultar preços

As modalidades de Teleassistência Fixa, Teleassistência Móvel e Telessegurança têm opção de aluguer ou compra do respectivo equipamento. O serviço de Teleurgência não inclui qualquer equipamento.

Os Membros Beneficiários da CVP usufruem de preços mais vantajosos nas 4 modalidades de serviço.

tipo servico

  1. O Titular adicional do Serviço de Teleassistência Fixa tem um custo mensal de 11€ para o regime de aluguer e de 8€, caso opte pela aquisição do equipamento.
  2. A este valor acresce o pagamento unitário de 70€ correspondente à instalação do equipamento fixo, linha analógica.

Notas importantes

  1. Os valores apresentados na tabela incluem IVA à taxa legal. Contratos mínimos de 1 ano, para qualquer um dos serviços (excepto em caso de falecimento ou institucionalização do utente).
  2. Na Teleassistência Fixa com linha analógica, a CVP tem associado a este serviço um número verde 808 xxx xxx. Assim o utente paga apenas o custo de uma chamada local ao seu operador telefónico. Na Teleassistência Móvel e na Teleassistência Fixa com cartão GSM, o custo das chamadas para o Contact Center está incluído na mensalidade.    
  3. Na Teleassistência Fixa, com utilização de equipamento com cartão GSM, acresce 5€ às respectivas mensalidades, aluguer ou compra, que constam na tabela. Na opção de compra, o valor do equipamento é de 360€. Não há custo de instalação em ambas as opções.
  4. Telessegurança é um serviço para utentes que só precisam de um complemento à sua segurança. Os utentes poderão fazer apenas chamadas de emergência, pressupondo que num ano existirão 12 chamadas por ano, e do Contact Center também. Se o utente, no final do ano, ultrapassar essas chamadas, então, no ano seguinte será alterado o seu contrato para o serviço Móvel.

Como aderir

A adesão a qualquer um dos serviços (contratos mínimos de 1 ano, excepto em caso de falecimento ou institucionalização do utente) pode ser efectuada das seguintes formas:

  1. Imprimindo e preenchendo a ficha de adesão:

Nota: Os Membros Beneficiários da CVP têm desconto especial na adesão aos serviços de Teleassistência Fixa e Móvel, Telessegurança e Teleurgência. Para mais informações sobre Membros, clique aqui. Se já é Membro, por favor imprima e preencha esta ficha de adesão:

  1. Na Sede Nacional da CVP. 
  1. Nas nossas estruturas locais.

Depois de devidamente preenchida e assinada, com maiúsculas e letra legível, a ficha deverá ser enviada por correio, juntamente com as cópias dos documentos solicitados, para: Teleassistência da Cruz Vermelha Portuguesa, Jardim 9 de Abril, n.º 1 a 5, 1249-083 Lisboa.

 

Informações

Certificação da Qualidade ISO9001

“Foi renovado à Cruz Vermelha Portuguesa o Certificado de Conformidade nº PT14/04880 (Versão 2) no que respeita à auditoria e cumprimento com os requisitos da norma NP EN ISO 9001:2008 pelas actividades de “Prestação de Serviços no âmbito da Teleassistência e Gestão de Protocolos Específicos”, emitido pela SGS – Certificação de Sistemas, em Julho de 2014.

Este certificado é válido de 30 de julho de 2017 até 15 de setembro de 2018.

Para ver a “Politica da Qualidade” aplicável ao Serviço de Teleassistência da CVP, clique aqui.

Destinatários

São muitas as pessoas que podem beneficiar da Teleassistência da Cruz Vermelha Portuguesa, fixa ou móvel. De uma forma geral, seniores activos, dependentes, crianças, doentes de Alzheimer, doentes de Esclerose Múltipla, doentes de Parkinson e desportistas.

Mais especificamente, a Telessegurança pode ser mais adequada para pessoas que se encontrem temporariamente em situação de risco (por exemplo, desportistas que desenvolvam ou não actividades radicais), crianças em passeio e/ou na escola, condutores que se queiram sentir-se mais seguros ou que sofram de patologia cardíaca, motociclistas, grávidas, convalescentes, condutores de máquinas agrícolas, entre outros.

A Teleurgência destina-se à população em geral que pretenda sentir-se apoiada, de forma permanente e personalizada, sem recurso a equipamento específico. Os titulares do Cartão de Saúde CVP beneficiam deste serviço, sem custo adicional.

Testemunhos

Ao Pessoal da Teleassistência

A todas as “Assistentes”

Mas a todas sem excepção,

Eu venho agradecer

Por estarem sempre presentes

Quando alguma aflição

Nos resolve...acontecer...

 

Vosso esforço reconhecido

Feito com amor então,

Deve ser apreciado,

Pois é mais que merecido,

Se é feito com coração,

Deverá ser mencionado...

 

Com tanta ignorância,

Eu, idosa não saudável

E enfermeira também,

Reconheço a importância

Duma palavra agradável

Ao que cada um faz bem.

 

Assim, venho elogiar

Em nome de nós, idosos,

A vossa dedicação,

E maneira de lidar,

Com ternura, tão bondosos...

Com a minha GRATIDÃO.

Susy de Sampaio Garrido, 82 anos, Cascais


"Já há algum tempo que estou para agradecer e elogiar a grande equipa da Teleassistência da Cruz Vermelha, pois têm dado o maior apoio à minha mãe, Maria Alice de Sousa Parreira. Têm sido as pessoas mais amorosas, sempre disponíveis, carinhosas, cuidadosas, amigas e pontuais nos agendamentos. Não tenho mais palavras para descrever o tratamento prestado à pessoa que é mais importante para mim, que é a minha mãe. Também quero agradecer, quando sou eu que atendo o GPS que serve igualmente de telemóvel da minha mãe, todo o carinho e apoio que me dão quando estou mais em baixo. Portugal precisa de serviços assim. Devemos falar quando as coisas estão mal, mas temos que elogiar e divulgar quando existem serviços tão maravilhosos como o vosso. PARABÉNS À EQUIPA DA TELEASSISTÊNCIA DA CRUZ VERMELHA que toma conta dos nossos velhotes com tanto carinho e atenção."

Isabel Luzia de Sousa Parreira (filha de uma utente), Lisboa


"10 anos será pouco, mas para mim foram 10 anos que me ajudaram a viver. Continuo a contar com a Teleassistência até acabar os meus últimos dias de vida.”

Álvaro José da Silva, 92 anos, viúvo, Amadora


“Deu-me uma grande tranquilidade porque tenho um filho único que vive na Várzea de Sintra. O meu filho diz que em primeiro lugar está a Cruz Vermelha e depois ele.”

Laurinda Fonseca, 86 anos, invisual, Lisboa


“As pessoas plenamente autónomas que necessitam de protecção poderão ter resposta imediata nas situações de emergência, pois a Teleassistência da Cruz Vermelha está à distância de um toque.”

António e Louise Vasconcelos, 94 e 75 anos, Sintra


Contactos

Para obter mais informações ou esclarecimentos, contactar pelos telefones 213 913 956/54, 912 011 420 ou pelo email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., de 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 17h30.

 

 Teleassistência – Tecnologias de Apoio à Distância

Jardim 9 de abril, 1 a 5,
1249-083 Lisboa

Telefones: 213 913 956/54 ou 912 011 420

Email: teleassisteEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.