O voluntariado empresarial, pelas suas características inerentes, surge como uma das formas mais relevantes para se obter uma articulação mais estreita, mais integradora e mais participativa das empresas e organizações em geral, e dos/as seus/as colaboradores/as junto das comunidades locais.
Esta "intervenção de proximidade" no âmbito da Responsabilidade Social Corporativa tem-se intensificado nos últimos anos.
A Cruz Vermelha Portuguesa não tem dúvidas de que o seu exercício promove benefícios múltiplos, com mais-valias para beneficiários, para a sociedade em geral, para voluntários, e para as próprias empresas e organizações.
Existem inúmeras oportunidades de voluntariado empresarial, em função das necessidades das comunidades locais ou das próprias Estruturas Locais e serviços da CVP. Podem ser realizadas ações individualmente ou em grupo, pontualmente ou por um período mais alargado.
São vários os exemplos de voluntariado empresarial, nomeadamente:
· Criação do dia do voluntariado, proporcionando a oportunidade aos trabalhadores de passarem um dia fora do seu posto de trabalho, numa atividade de voluntariado;
· Apoio técnico especializado (informática, tradução de documentos, design, edição de vídeo, etc.);
· Requalificação de equipamentos e infraestruturas (pintura, jardinagem, entre outros);
· Recolha de fundos, roupas, brinquedos e alimentos;
· Intervenção direta com populações vulneráveis (visita a idosos de um centro de dia; proporcionar atividades lúdicas a jovens de um centro de acolhimento temporário, etc.);
· Proporcionar formação em áreas específicas (seja a beneficiários/as, colaboradores/as ou voluntários/as da organização).
Para mais informações sobre oportunidades de desenvolvimento de projectos de voluntariado empresarial, contacte a estrutura local mais próxima ou o coordenador nacional do voluntariado pelo email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.